MORDIDA ABERTA ABRIL 2024

AAO lança campanha Sciences of Smiles para o público em geral

Agora que o mercado da ortodontia direct to consumer (DTC) sofreu um forte revês nos Estados Unidos com a falência da Smile Direct, foram lançadas várias campanhas no intuito de informar os antigos clientes como proceder com os seus tratamentos em curso.

O modelo DTC que a Smile Direct, introduziu irá sobreviver, não obstante a rentabilidade deste negócio ainda estar por confirmar pois a empresa não gerou lucro. Em boa verdade, uma das principais causas da sua falência foi o custo de publicidade investido por paciente, mais de dez vezes superior ao custo médio gasto por uma clinica ortodontica média norte americana. No entanto, a procura por este tipo de tratamento continuará a existir e irá permitir a sobrevivência de duas ou três  empresas concorrentes que já estão a ganhar terreno no mercado.

Quando a Smile Direct surgiu em 2014, o perfil do paciente ortodôntico estava em mudança, encontrando uma solução que lhe parecia eficiente nos tratamentos DTC. Só nos Estados Unidos da América, mais de 2 milhões de pacientes recorreram a estes tratamentos. O paciente procurava antes de mais a melhoria do seu sorriso, o social six, sem querer se sujeitar a um tratamento ortodôntico convencional.  Era lhe proposto um tratamento no qual não perdia tempo em consultas de controlo ortodôntico associado a um preço muito competitivo. Após este encerramento inesperado, muitos clientes perceberam a necessidade de uma  monitorização do tratamento por um profissional qualificado.

Aproveitando este sentimento de desilusão do mercado ortodôntico DTC, a American Association of Orthodontists (AAO) lançou a campanha Sciences of Smiles para o público em geral. Através da publicação bimestral de 8 vídeos de curta duração, a AAO pretende divulgar os bastidores de um tratamento ortodôntico, demonstrando a complexidade técnica exigida para um diagnóstico e a elaboração subjacente de um plano de tratamento individualizado.  Subentende-se o contraponto com o imediatismo de um tratamento ortodôntico DTC.

A informação apresentada de forma simples por ortodontistas irá também incidir sobre vários temas como o movimento dos dentes com alinhadores ou brackets, o que é um ortodontista, o custo e a duração de um tratamento.

 

O fenómeno de tratamento ortodôntico DTC já existe há alguns anos em Portugal, felizmente sem o sucesso obtido nos EUA, provavelmente pela menor diferença de preço com tratamentos convencionais. É, no entanto, previsível que essa situação se altere com a disseminação de programas de tratamento virtual e da diminuição do custo de fabrico de alinhadores. É nossa responsabilidade como médicos dentistas informar os nossos pacientes da iatrogenia desse tipo de tratamento.

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