Existe uma tendência online para o Mewing, um termo não médico que descreve um método de reestruturação facial “faça você mesmo”. Esta técnica, que se tornou viral na internet, consiste no movimento de achatar a língua contra o palato, com o objetivo de definir a linha do queixo.
Os seus proponentes afirmam que pode até alinhar os dentes e melhorar a estética facial geral. No entanto, a evidência científica que apoia estas alegações é fraca. Mudar simplesmente o posicionamento da língua não é suficiente para corrigir magicamente dentes desalinhados, remodelar a mandíbula e evitar a necessidade de tratamento ortodôntico. Existe uma interação complexa entre genética, crescimento ósseo e desenvolvimento muscular que influencia a estrutura da face, sendo que a sua reestruturação envolve o movimento dentário, ósseo e dos tecidos moles.
Iremos continuar a acompanhar esta moda, assim denominada devido ao seu criador, o Dr. Mike Mew, um médico dentista inglês que em 2019 acabou por ser expulso por unanimidade da Sociedade Britânica de Ortodontia, pelas suas afirmações.