Divulgação do projeto formativo “A consulta de ortodontia: Responsabilidades e Competências de assistentes de Medicina Dentária”
A atual conjuntura socioeconómica e sanitária tem exposto um défice de competências socio emocionais dos diversos agentes implicados nos processos de saúde (e.g., assistentes dentárias, rececionistas, médicos dentistas). A identificação desta necessidade decorre da vivência direta do contexto, dos feedbacks dos agentes supracitados e dos feedbacks e queixas dos clientes e, cada vez mais tem sido mencionada nos estudos científicos. Como tal, este projeto formativo, pretende contribuir para a promoção de competências e potenciar processos eficientes e eficazes que baseiem dinâmicas adaptativas promotoras do sucesso organizacional.
Para que este projeto esteja adaptado às necessidades reais, irá realizar-se um estudo prévio (através de inquérito) aos ortodontistas, para que estes possam dar voz e demonstrar as lacunas que identificam neste campo.
Posteriormente na XXXIV reunião anual da SPODF, pretendemos promover a formação “A consulta de ortodontia: Responsabilidades e Competências de assistentes de Medicina Dentária” de acordo com as necessidades identificadas no inquérito
Esta formação teórico-prática é planeada de modo interdisciplinar e tem três grandes vertentes de promoção de competências:
1. Boas práticas de ortodontia;
2. Habilidades socio emocionais
3. Metodologia de trabalho eficaz e eficiente.
Abordar-se-ão temas como:
O curso será ministrado por
Médica Dentista especialista em ortodontia pela OMD nª 81
Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com cédula profissional: 23252.
Médica Dentista