Destes três dias de convívio e aprendizagem, destacamos o curso pré-congresso, com o Prof. Benedict Wilmes. Exímio orador, captou a atenção da plateia, do princípio ao fim. Para demonstrar a simplicidade da técnica preconizada, num momento improvisado e de grande proximidade com o público, duas voluntárias orientadas pelo Professor, colocaram e retiraram um implante para-mediano no palato.
A conferência Bação-Leal esteve a cargo de uma Senhora da Ortodontia, a Profª. Doutora Maria Cristina Pollmann. Falou-nos da sua vivência profissional de uma forma muito original: acontecimentos que foram verdadeiros temporais em paradigmas da ciência e outros que se tornaram intemporais na ortodontia.
Numa reunião em que se desejava paridade de géneros, a Professora Sabine Ruf ministrou uma conferência sólida, sobre o estado da arte na Classe II.
Duas novidades merecem ser destacadas: uma tarde foi dedicada aos alinhadores dentários, onde marcas como a Ormodent, Invisalign e Prime Aligners nos trouxeram oradores nacionais e internacionais que exemplificaram as capacidades dos sistemas.
A participação dos ortodontistas Jorge Dias Lopes, Sónia Alves, Inês Anselmo Assunção, Eugénio Martins e Maria Manuel Brito foi brilhantemente moderada pela colega Susana Noronha.
Cada um falou sobre temas clínicos controversos, geradores de tensão entre médicos-dentistas e doentes ou mesmo entre colegas.
A discussão foi viva, interessante e esclarecedora, mas infelizmente o tempo é limitado e muito ficou por falar.
Um modelo a repetir em próximas reuniões.
A exposição dentária foi muito participada, sendo as refeições no espaço dos expositores uma mais-valia, ao favorecerem a interação entre os congressistas e os expositores, para além de evitarem atrasos no início das sessões. A SPODF tem apostado neste formato e tentará mantê-lo.
A Reunião terminou com um convívio ao ar livre, onde se degustaram pastéis de belém, acompanhados por vinhos gentilmente oferecidos pelos colegas Lúcia e Américo Ferraz.
Viana do Castelo, considerada pela revista britânica The Guardian como uma das melhores cidades de praia da Europa, albergará a XXXV Reunião em 2024. Não falte!