Já disponível no site da OMD o curso “O novo paradigma do tratamento ortodôntico em adultos jovens com endognatia" pelo Dr. Armando Dias da Silva
A nível de formação científica, o início do ano não poderia ter corrido melhor. O Dr. Armando Dias da Silva apresentou-nos ao longo de duas horas, no dia 9 de Janeiro, a sua vasta experiência sobre a abordagem da expansão maxilar em jovens adultos e adultos, num curso on-line inserido no programa de formação continua da Ordem dos Médicos Dentistas.
Como nos relata em “O novo paradigma do tratamento ortodôntico em adultos jovens com endognatia”, o Dr. Armando dedicou-se nos últimos anos ao diagnóstico e tratamento da displasia transversal do maxilar. Devido as adversidades que foi encontrando ao longo dos anos com os aparelhos então disponíveis e que nos são mostradas, desenvolveu, em colaboração com um laboratório de Valência, em Espanha, um disjuntor maxilar apoiado exclusivamente sobre micro-implantes.
Ao longo do curso, é nos ensinado o diagnóstico, recorrendo a exames de CBCT para analise da discrepância transversal das bases ósseas, e a digitalização das arcadas dentárias para desenho do aparelho.
A colocação do aparelho é exemplificada, seguido do protocolo de ativação do parafuso de expansão recomendado pelo Dr. Armando. Vários casos clínicos com uma muito boa finalização ilustram o recurso a esta nova ferramenta.
São informações preciosas vindas de um Especialista em Ortodontia perito no tratamento da endognatia. Como dizia Niels Bohr, an expert is a person who has made all the mistakes that can be made in a very narrow field. E acrescento, para que os outros não os façam…
Obrigado Armando.
Para quem não teve oportunidade de o ver, este curso está disponível no site da OMD (mediante log in)
Armando Dias da Silva